Origem da Raça
O American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier descendem da mesma linhagem. O protótipo surgiu do cruzamento do antigo tipo de bulldog com alguns tipos antigos de terriers, provavelmente o terrier inglês. O resultado ganhou o nome apropriado de “bull e terrier”, chamado mais tarde de Staffordshire Bull Terrier. Os cachorros ganharam fama entre os apreciadores de lutas de cães, um esporte muito popular apesar de ter sido declarado ilegal. A habilidade desses cães para a luta os levou à América no final dos anos de 1800, onde foram chamados de “pits”. Lá se tornaram conhecidos como pit bull terrier, American bull terrier ou ainda Yankee Terrier. Os americanos valorizavam cães um pouco maiores do que os cães ingleses e com o tempo as duas linhagens se separaram. Em 1936, o AKC reconheceu a raça como Staffordshire Terrier (o nome foi mudado em 1972 para American Staffordshire Terrier). Calma e gentileza sempre foram essenciais para lidar com um cachorro forte, inclusive durante uma luta. Por isso, os Am Staff foram criados para serem dóceis e confiantes em relação às pessoas. Infelizmente, esses cães atraíam muito mais as pessoas por suas habilidades de luta do que por seu lado afetivo. Muitas vezes, no meio dessa controvérsia, no começo dos anos 80, ele foi alvo de leis específicas para a raça, destinadas a proibir ou controlar certos tipos de cães. Apesar disso, o AmStaff desfruta hoje de uma fase de muita popularidade entre pessoas que querem um cão amoroso e divertido.
Temperamento
Tipicamente dócil e brincalhão com sua família, ele é geralmente sociável com estranho, desde que esteja perto de seus donos. Geralmente se da muito bem com crianças. É por vezes teimoso, obstinado e corajoso. Por ter personalidade difícil, é mais recomendado para pessoas que já tenham certa experiencia no manejo de cães grandes e para guarda!
Mais detalhes importantes sobre o cuidado
Assim como todos os cães, o Staff precisa sair para caminhadas e passeios todos os dias, de preferência passeios longos e com atividades intensas. Muito importante que o dono procure um adestrador, para um melhor controle do cão. Cuidados com a pelagem são mínimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário