29 outubro 2015

Conheça o Pastor Alemão

Antes de começar essa postagem gostaria de fazer uma observação: Como trabalho mais com a parte de comportamento canino, as minhas postagens sobre raças muitas vezes irão se aprofundar muito mais na parte de temperamento e comportamento do que em tópicos como historia e saúde, por conhecer mais da área comportamental! Obrigado pela visita!

            A Historia da Raça


Apesar de sua aparência lembrar um lobo, o Pastor Alemão é uma raça criada bem recentemente e,
contrariando a crença popular, ele é tão próximo do lobo quanto qualquer outra raça de cachorro.
A raça é produto de um esforço consciente para gerar o pastor perfeito, capaz de pastorear e proteger seu rebanho. Talvez nenhuma outra raça tenha envolvido tantos esforços para aprimorar um cão, especialmente graças à criação em 1899 da Verein fur Deutsche Scharferhunde SV, uma organização dedicada a fiscalizar a criação do Pastor Alemão. Os criadores tentavam desenvolver não apenas um cão de pastoreio, mas que também se destacasse em trabalhos que exigissem coragem, atletismo e inteligência. Em pouco tempo, o Pastor Alemão provou ser um cão policial mais do que competente, e a criação seguinte aperfeiçoou habilidades de um companheiro e cão de guarda inteligente e corajoso. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi a opção mais óbvia como sentinela de guerra. Na mesma época, o AKC mudou seu nome de Pastor Alemão para Cão Pastor, enquanto os britânicos alteraram para Lobo da Alsácia, em ambos os casos a intenção era apagar a associação com suas raízes alemãs. Lobo da Alsácia foi depois abandonado, pois o nome fez as pessoas terem medo da raça. Em 1931, o AKC restaurou o nome da raça para Pastor Alemão. O maior boom na popularidade do pastor aconteceu por meio de dois cães, ambos astros do cinema: Strongheart e Rin Tin Tin. O Pastor Alemão foi o número um em popularidade na América por muitos anos. Apesar de hoje em dia ele ter caído da primeira posição, o Pastor Alemão continua sendo um dos cães mais versáteis já criados, servindo como cão policial, cão de guerra, cão guia, cão de busca e salvamento, detector de drogas e explosivos, cão de exposição, cão de guarda, animal de estimação e até pastor.
                                           

                                                       Temperamento


O Pastor Alemão esta em terceiro lugar entre as raças mais inteligentes do mundo, muito dedicado ao trabalho que lhe é dado!

É uma raça muito versátil, usado em diversos trabalhos diferentes, como guia de cegos, cão farejador, cão usados em terapias e principalmente muito usado como cão policial em ataque e defesa, leal e fiel aos donos também se torna ótima babá e companhia para as crianças, preferindo por vezes se afastar para longe das mais chatinhas que lhe incomodam antes de partir para um ataque.

Por ter temperamento bem forte, aptidão para liderar e no inicio ter sido usado para proteger rebanhos de lobos, pode não se dar muito bem com outros cães se não socializado muito bem desde filhote.

Desconfiado com estranhos, podendo vir a atacar se não tiver alguém de sua família por perto, mas caso queira um cão bastante dócil, basta acostuma-lo desde muito cedo com o
maior numero de pessoas que puder, por ser bastante protetor com sua família, gosta de ficar sempre por perto e muitas vezes escolhe alguém da casa que passara mais tempo.
São cães bastante calmos depois de adultos, quando completam sua maturidade total aos 3 anos, mas para isso o dono precisa também fazer caminhas periódicas para gastar toda a energia que o Pastor Alemão possui.

Tem um faro de causar inveja em outros cães, sendo o preferido da policia, acabou se tornando famoso como "cão policial". Na policia é usado para ataque, farejar drogas e localizar pessoas desaparecidas.


Como já citado anterior mente, o Pastor Alemão tem temperamento bastante forte e grande potencial para liderança de matilhas, por tanto é muito melhor adestra-lo desde cedo, e sempre guia-lo como cão para defesa, não para ataque, pois pode vir a se tornar bastante violento. Também é muito importante acostuma-lo desde muito cedo com idosos, crianças e outros animais.

É um cão bastante atento em tudo a sua volta e esta sempre observando tudo que o cerca e aprendendo constantemente, por ter essas características se torna um dos cães mais fáceis de se ensinar truques, adestrar para obediência básica e avançada. Amam agradar seu dono então estão sempre dispostos para aprender e acompanha-lo em uma caminhada ou corrida, mesmo nos momentos em que ele esta mais calmo, se convidado para alguma atividade com seu dono logo se mostra bastante disposto!  

      Mais detalhes importantes sobre cuidados


Como já citado antes, o Pastor Alemão é um cão que possui muita energia, precisa de desafios mentais e físicos todos os dias em sua rotina. Ama grandes caminhadas e ótimo para acompanhar em corridas e passeios de bicicleta, também ama treinos que desafiam sua mente. Muito apegado a sua família e vive como ótimo cão domestico.

A sua pelagem pode ser escovada entre uma ou duas vezes na semana.

Precisa descarregar sua energia física para não se tornar um cão destrutivo com objetos e plantas em casa, não é recomendado para ficar confinado em apartamentos pequenos.

Também se deve estimular a mente do Pastor Alemão, por isso é bom que o cão tenha pelo menos o adestramento de obediência básica, para um cão mais satisfeito e para um melhor controle do cão!
                               

              Detalhes sobre a saúde do cão 



Com a famosa serie de TV Rin Tin Tin, filmes e o grande numero de cães na policia do mundo inteiro, veio a fama e popularidade do Pastor Alemão.
Criações não profissionais começaram e com isso muitas pessoas cruzaram seus cães sem fazer exames de saúde e com isso muitos problemas foram aumentando com o passar do tempo. Sendo hoje muito raro encontrar um Pastor Alemão sem displasia coxofemural, grande parte dos Pastores ficam paraplégicos na fase idosa por conta desta doença hereditária. Outras doenças comuns em Pastores são torção de estomago e epilepsia.
                               

        Um pouco da minha opinião



Acho o Pastor Alemão uma excelente companhia e bastante fácil de lidar, entende com muita facilidade tudo que ensinamos a ele, no primeiro ano de vida é bastante teimoso tentando se impor como líder da matilha(a família com quem vive), mas depois que você mostra para ele que é você o/a líder da casa, é claro, com todo respeito, se torna um cão bastante obediente.
E um detalhe muito importante, esse cão ama profundamente seus donos!
Como amante assumido dessa raça e sendo dono de um, chamado Jack, resolvi deixar ao fim dessa postagem a minha opinião sobre essa raça em especifico. Obrigado aos que acompanham o blog e vem me apoiando nesse meu sonho de passar adiante tudo que sei sobre comportamento de cães!
Jack, meu Pastor Alemão, atualmente com 3 anos de idade.


Fonte: tudosobrecachorros.com.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário