16 março 2016

Conheça o Doberman

                                            Historia da Raça
Poucas pessoas tiveram um impacto tão grande no mundo canino quanto Louis Doberman, de
Thuringen, Alemanha. Doberman era um cobrador de impostos que precisava de um cão de guarda atento para acompanhá-lo em suas rondas de porta em porta. No fim do século de 1800, ele começou a criar um cão de guarda alerta e simples, provavelmente cruzando o velho Pastor Alemão e o Pinscher Alemão, e cruzamentos posteriores com o Manchester terrier preto e castanho, Greyhound e Weimaraner. Ele logo conseguiu o protótipo da raça que agora levaria seu nome. Os primeiros Dobermans ainda tinham ossos pesados e cabeça arredondada. Novas produções foram selecionando um cão com a aparência da raça. A criação da raça aconteceu em um tempo impressionante. Em 1899 já estava formado o primeiro clube. A raça continuou a receber elogios, e o primeiro Doberman chegou à América em 1908. A raça logo se agradou a Europa e a América como cão policial e cão de guarda, e mais tarde como cão de guerra. Seu talento nessas áreas trouxe ao Doberman muitos admiradores, e ele logo se tornou um importante protetor da família. Sua silhueta bem desenhada e seu estado de alerta destemido colocaram o Doberman no topo como um cão de exposição. Com o aumento de sua fama, muitas famílias começaram a gostar da raça como animal de estimação, e o Doberman acabou se tornando a segunda raça mais popular da América em 1977. Na mesma época, surgiu um novo desafio para a raça: o surgimento do Doberman Branco albino. No esforço de reduzir o risco de reprodução desses cães, o Doberman Pinscher Club of America convenceu o AKC a marcar os números de registro dos cachorros que carregavam o gene albino com a letra Z.

(Fonte: tudosobrecachorros.com.br)

                                    Temperamento

O Doberman é um cão muito alerta, inteligente, corajoso e sempre disposto a proteger sua família. Ele é companheiro e bastante ágil e veloz, por vezes tem um temperamento bastante forte e por conta disso é recomendado para donos mais experientes no manuseio de cães. Por muito tempo ganhou fama de vilão por conta de vários filmes que o colocaram com essa imagem, mas na verdade é bastante leal e convive muito bem com crianças, desde que apresentado a elas desde cedo e que as mesmas o tratem com respeito!

                                    Mais detalhes importantes sobre cuidados
Dobermans são cães bastante ágeis e por tanto bastante ativos, e por conta disso acabam precisando de ainda mais exercícios físicos e mentais que outros cães, caso não tenha uma dose boa de exercícios pode tornar-se um cão bastante frustrado, destrutivo e difícil de lidar. Dobermans são ótimos corredores preferindo por vezes correr mais do que apenas caminhar, uma ótima brincadeira para se fazer com Dobermans dentro de casa é o de buscar a bolinha ou Frisbee. Dobermans são cães que não se adaptam muito bem a locais pequenos, então se recomenda que o cão viva em uma casa com um quintal de tamanho médio a  grande onde ele possa se exercitar sozinho as vezes. (Mas lembre-se, um quintal enorme NUNCA SUBSTITUIRA uma boa caminhada bem estrutura)
Cuidados com a pelagem do Doberman são minimas, um bom banho periódico basta.

                           Detalhes sobre a saúde do cão

 
 Principais Preocupações: CVI (Síndrome de Wobbler), cardiomiopatia
Preocupações Menores: vWD, demodicose, osteossarcoma, narcolepsia, torção gástrica,displasia de quadril
Vistos Ocasionalmente: albinismo
Exames Sugeridos: DNA para vWD, cardíacos, (quadril)
Expectativa de vida: 10-12 anos

(Esta postagem é a quarta de uma serie especial onde estou falando em cada postagem detalhes sobre cada raça mostrada no texto Os 10 melhores cães de guarda!, confiram as outras raças: AkitaPastor AlemãoAmerican Staffordshire Terrier e em breve as outras raças, aguardem!)