A raça Akita talvez seja a mais conhecida e venerada entre as raças nativas japonesas. Apesar da semelhança com os cães dos antigos túmulos japoneses, o Akita moderno remonta ao século 17, quando um nobre, com um grande interesse por cães, esteve exilado na Prefeitura de Akita na ilha de Honshu, uma área acidentada com frio intenso durante o inverno. Ele desafiou os proprietários locais para competirem na criação de uma raça de poderosos cães de caça. Esses cães se destacaram na caça de ursos, veados e javalis, mantendo o esporte à distância para o caçador. Esses antepassados do Akita foram chamados de matagi-inu, ou “cão de caça”. Os números e a qualidade da raça variaram nos 300 anos seguintes. No final de 1800, ele passou por um período em que foi usado como cão de luta, e alguns chegaram a ser cruzados com outras raças, na tentativa de melhorar suas habilidades de combate. Em 1927, foi formada a Sociedade Akita-inu Hozankai do Japão para preservar o Akita original, e em 1931 o Akita foi nomeado uma das riquezas naturais do Japão. O Akita mais homenageado de todos os tempos foi Hachiko, que esperava seu dono todas as noites na estação de trem para acompanhá-lo até em casa. Um dia, quando seu dono morreu no trabalho, Hachiko esperou por ele e continuou a voltar e a esperar todos os dias até sua morte, nove anos depois, em 8 de março de 1935. Hoje, uma estátua e uma cerimônia anual prestam homenagem à lealdade de Hachiko. O primeiro Akita chegou a América em 1937, quando Helen Keller trouxe um do Japão. Logo após a Segunda Guerra Mundial, os soldados voltaram para casa com Akitas do Japão. A popularidade da raça cresceu lentamente até receber o reconhecimento AKC em 1972. Desde então, ele tem conquistado admiradores e continua crescendo em popularidade. Hoje o Akita é usado como cão policial e cão de guarda no Japão.
(fonte: tudosobrecachorros.com.br)
Temperamento
O Akita é corajoso, bastante independente, lembrando por vezes um gato, silencioso, calmo, confiante e sempre sabendo o que faz!
Bastante afetuoso com os membros de sua casa, não é o tipo de cão que fica brincando o tempo todo, ele costuma mais ir ate alguém da casa pedir carinho e depois se retirar novamente para um canto, é muito devotado e protegerá os membros de sua família. Uma diferença notável entre o Akita de outros cães de guarda como por exemplo o Rotwailler ou o Pastor Alemão, é que ele não é do tipo que rosna ou late muito quando vê um estranho, faz ataques silenciosos e sem aviso, quando a visita esta acompanhada de seu dono, ele seguira o dono e a visita por toda a casa, para certificar que esta tudo bem, e ao menor sinal de desconfiança rosnara bem silenciosamente para avisar ao seu dono!
Por seu passado sendo usado como cão de briga, custuma não se dar muito bem com outros cães se não socializado de forma correta desde muito cedo, se optar por ter outro cão na companhia de um Akita, procure não escolher outro da mesma raça ou do mesmo sexo, procure diferenciar o máximo possível, sexo, raça e ate mesmo tamanho, Akitas não tem muita paciência para brincadeiras, então evite cães agitados que podem ficar importunando seu Akita, a não ser que você tenha certa experiencia com vários cães e saiba o que esta fazendo!
O Akita já tem um temperamento e instinto de proteção muito forte e não é recomendado adestra-lo para ataque ou defesa!
Com os membros de sua casa o Akita é o melhor amigo canino que se pode ter, sempre muito leal e confiável!
Mais detalhes importantes sobre cuidados
O Akita, assim como a maioria dos cães de porte grande, necessita de exercícios físicos diários, ele precisa de uma área boa para correr e de caminhadas longas, mas nada muito puxado por se tratar de um cão mais calmo.
O Akita prefere passar o dia perto de sua família, os vigiando e protegendo do que ficar sozinho em um quintal enorme. O pelo deve ser escovado uma vez por semana para remover pelos mortos, durante 2 vezes ao ano ele passa por uma troca de pelos mais intensa e as escovações nesse período também devem ser mais frequentes.
Detalhes sobre a saúde do cão
Principais Preocupações: displasia de quadril, Atrofia Progressiva da Retina
Menores Preocupações: displasia do cotovelo, pênfigo, adenite sebácea, torção gástrica
Vistos Ocasional emente: Atrofia Progressiva da Retina, luxação da patela, síndrome de VKH, entrópio, epilepsia, catarata, polineuropatia, hipoplasia renal cortical
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos
Expectativa de Vida: 10-12 anos
Observações: cebolas tem sido apontadas como causadoras de alterações nas células sanguíneas dos Akitas.
(fonte: tudosobrecachorros.com.br)
Dedico essa postagem a primeira cadela de porte grande que pude ter, realizando um sonho de infância, minha Akita Luna!
Luna: 20/03/2010 - 29/05/2012 |